Técnicas para vender melhor

Dando continuidade ao tema do post “Como usar a comunicação assertiva para vender mais”, agora, abordaremos técnicas para vender mais e melhor.

Ative a sua rede de contatos: Ainda que você pense que não, todos nós temos contatos, nos relacionamos com outras pessoas o tempo todo, a todo momento. Isso vale para o ambiente pessoal e profissional. Mas afinal, porque ativar a minha rede de contatos?

Primeiro porque as pessoas gostam de fazer negócios com quem confiam, e gostam ainda mais de recomendar essas pessoas. Adquira a confiança ajudando seus prospectos, deixe a sua marca positiva. O processo de “aproximação e indicação”, ou de criar e dinamizar uma rede de contatos, é um dos mais valiosos para a atividade comercial;

Venda mais se relacionando melhor: Otimize a sua rede de contatos e alcance melhores resultados, eu gosto de utilizar da técnica abaixo, que me ajuda a mapear meus prospectos e a abordá-los:

– Estratégia meio
Selecione todas as pessoas que você se relaciona
(antigos clientes / fornecedores / amigos do colégio / da faculdade / vizinhos / associações / entidades / igreja, etc.)

Para quem esses contatos podem ligar você?

– Estratégia fim
Selecione o alvo, pessoas físicas e jurídicas que você gostaria de se reunir
(multinacionais / influencers / empresas de médio e grande porte / pessoas físicas, etc.)

O resultado é fantástico e surpreendente, vai se certificar que a sua rede de contatos é maior do que você imagina, esperando ser ativada.

Cultive relacionamentos pelo Linkedin: O Linkedin é uma ferramenta fantástica, que pode te ligar a pessoas estratégicas para sua empresa. Procure utilizá-la com frequência e postar temas relevantes da sua área, isso vai fazer com que potenciais clientes peçam conexão com você.

Além disso é possível ficar bem informado por meio dos grupos ligados ao seu negócio utilizando a opção “Seguir”.

Peça duas referências de cada cliente ativo: Se você agiu profissionalmente até agora, a maioria dos contatos não vão achar que isso seja um incômodo e ficarão felizes em indicar alguém que possa ajudá-lo.

Algumas perguntas que você pode fazer são: “Quem você recomendaria para me ajudar a oferecer meu produto/serviço?” ou “Com qual outro conhecido seu eu poderia conversar?”.

E não se esqueça nunca: Entre com contato com as suas referências! O mais difícil você já conseguiu, saia da zona de conforto e mãos à obra.

Agradeça a cada pessoa que fizer contato, envie um e-mail ou mensagem de texto a seus contatos agradecendo pelo tempo, pela atenção, pelas sugestões e referências, isso vai gerar um clima de boa vontade e vai deixar uma impressão positiva sobre você.

Se eu puder lhe ajudar com mais algumas informações, me coloco a disposição no e-mail: thiago@sermos.com.br

#VamosPraCima

THIAGO FERRARO
Diretor Comercial & Financeiro

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