O que é networking e como ele pode ajudar os seus negócios?

Você já foi convidado para participar de algum grupo de networking, mas ficou na dúvida sobre o que é networking e para que ele serve? Esse texto vai te ajudar a esclarecer suas dúvidas. Continue com a gente!

O que é o Networking?

O networking está ligado ao mundo corporativo e indica a capacidade que uma pessoa possui de estabelecer uma rede de contatos.

Qual a função do Networking?

Estabelecer contatos que possam ajudar o profissional a quebrar barreiras para entrar em determinada empresa e atingir seu objetivo obtendo benefícios que podem ser contratações até novos negócios fechados.

Networking não significa tirar vantagem de alguém para promover-se, deve existir uma reciprocidade nessa rede onde os benefícios sejam mútuos para que todos saiam ganhando.

Em uma rede de networking, não é a competência da pessoa que está em jogo, mas sim ter o contato certo para poder fazer uma indicação ou dar uma referência.

Qualidade x Quantidade

Quanto mais contatos melhor? Nem sempre. A qualidade dos seus contatos é melhor do que a quantidade. Não adianta manter contatos que não gerem indicações e negócios.

Com um mercado cada vez mais concorrido, é muito mais fácil encontrar pessoas capacitadas, com especializações e um excelente currículo, por isso é interessante manter uma boa rede de contatos.

Mais do que um bom currículo, é bom ter alguém que possa reconhecer que você será bom em determinada empresa.

Networking: como ele vai beneficiar sua empresa?

Todo negócio precisa de uma boa rede de relacionamentos para ajudar a se manter em pé. Você precisa entrar em contato com as pessoas certas que encontrem com você o produto e/ou serviço que precisam, pois é desta forma que surgem boas oportunidades de negócios.

Como se cria o Networking?

É algo que acontece de forma natural. Apesar de associado ao universo empresarial, networking é contato. Algumas pessoas tâm mais dificuldades em razão de timidez, outras por serem mais expansivas têm mais facilidade, mas de uma forma geral, se faz networking em todo o lugar.

Para montar uma rede eficaz pense em:

Qualidade: converse, troque experiências com seus contatos para que vocês se desenvolvam juntos facilitando que um possa ajudar ao outro;

Se permitir: deixe a timidez de lado, sempre que você for a algum evento, participar de palestras e cursos, procure por novas pessoas. Isso vai render aprendizados e boas oportunidades, além de uma renovação na sua lista de contatos;

– Demonstrar interesse: deixe que o outro fale, preste atenção no que a pessoa está dizendo, pergunte sobre a empresa dela, se coloque à disposição;

– Mantenha contato: não adianta conhecer alguém e não manter contato com essa pessoa. Dessa forma você cairá na “caixa do nada” e ela não lembrará da sua existência e isso pode te fazer perder inúmeras oportunidades;

– Participe de grupos de networking: esses grupos existem justamente para aproximar empresários, trocar experiências e indicar negócios. Mas como fazer para participar de grupos de networking?

A Sermos indica o RNE (Rede de Negócios Empresariais). A rede tem como lema a sustentabilidade em todos os sentidos, sempre gerando oportunidades de negócios por meio de práticas comerciais e de capacitação continuada, baseado na relação de confiança duradoura, melhoria contínua, tecnologia, conhecimento e resultado financeiro.

O RNE está presente em cinco cidades paulistas, Americana, Araras, Campinas, Limeira e Santa Bárbara D´Oeste.

Gostaria de participar de algum desses grupos? Saiba como no site do RNE, clicando aqui!

Essa leitura foi interessante para você? Acompanhe mais posts e dicas aqui no blog da Agência Sermos!

0
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *