A empatia é uma capacidade que as pessoas têm de conhecer a realidade do outro e absorver como ele se comunica, seja de maneira explícita ou não. Essa capacidade só é possível quando escutamos mais.

Escutar é diferente de ouvir. Escutar corresponde ao ato de ouvir com atenção. Ou seja, escutar é entender o que está sendo captado pela audição, mas além disso compreender e processar a informação internamente. Já o ouvir remete à audição, ou aquilo que o ouvido capta.

Saber escutar já te deixa em um patamar diferente da grande maioria. Pessoas assim raramente julgam sem conhecimento sobre o comportamento do outro, conseguem opinar com imparcialidade, compreendem mais, perdoam mais e estabelecem um equilíbrio entre o que esperar e o que oferecer.

Colocar a empatia em prática é um processo, por vezes demorado, que requer muito mais de nós do que dos outros. É uma reforma íntima mesmo, que nos ajuda em todos os aspectos de nossas vidas: pessoal e profissional.

Quem tem essa habilidade desenvolvida, está mais disposto a ajudar e a contribuir para que os problemas sejam resolvidos; trata os outros da maneira como quer ser tratado; tem consciência que na vida a gente recebe exatamente o que planta e isso se reflete em sua vida. Além disso, estabelece o vínculo da confiança com mais afinco e reforça o respeito nas relações.

Os efeitos positivos são enormes. Trata-se de uma habilidade e habilidades são lapidadas diariamente, quanto antes começarmos, melhor.

E é fácil colocar a empatia em prática? Não, não é!

A tarefa é árdua e diária. É uma “briga” com você mesmo para que consiga se colocar na posição do outro; mas, com persistência, pequenas mudanças de atitude começam a dar o direcionamento. E o mais legal é ver na prática a mágica acontecer com o comportamento das pessoas ao seu redor.

Resumindo: empatia é ver com os olhos do outro, escutar com os ouvidos do outro e sentir com o coração do outro.

#VamosPraCima

0
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *