Você já deve ter ouvido que blog é coisa do passado. Será mesmo? Afirmamos que não e vamos te explicar o porquê.

Não é novidade a competitividade acirrada do mercado. A cada dia surgem novos negócios oferecendo o mesmo produto e os mesmos serviços que você. Então, por que escolher justamente a sua empresa?

A internet facilitou a busca por informações, abrindo caminhos para o marketing digital e ao realizar buscas online sobre aquilo que você procura, você vai cair nas informações que o Google entende como as mais relevantes.

O que concede relevância à sua informação?

Conteúdo. Cada vez mais ter um bom conteúdo te coloca nas primeiras posições dos buscadores. E o melhor espaço para produzir conteúdo é o blog. Que o permite existir em diversos formatos, além da possibilidade de compartilhamentos nas redes sociais e outros canais.

Os blogs são práticos, permitem atualização constante, rápida e com uma facilidade de gestão. Tornando-se uma excelente estratégia para que as empresas ganhem visibilidade online, gerem leads e alavanquem seus negócios.

Qual a importância do blog para a sua empresa?

– Trazer mais visibilidade ao seu negócio: com a constante procura por produtos e serviços, as pessoas têm pesquisado mais antes de adquirir. Todo mundo quer uma alternativa que solucione o seu problema.

O marketing de conteúdo pode ajudar criando estratégias para que o seu conteúdo atinja ao público certo e aumente a sua visibilidade, aparecendo cada vez mais nas melhores posições do Google;

– Direcionar o tráfego ao seu site: tráfego é o movimento de pessoas que visitam o seu site e ter conteúdo relevante eleva o número de visitas, o que aumenta também a visibilidade da sua marca entre aqueles que ainda não a conhecem. Excelente forma de reconhecimento orgânico, ou seja, sem gastar com publicidade;

– Converter visitantes em leads: deixar de ser apenas um visitante e ser um possível comprador. Fazer como que esse indivíduo demonstre interesse no seu produto, tornando-se um potencial cliente;

– Estabelecer autoridade: os blogs costumam responder as duvidas mais comuns que os leads e os clientes têm sobre determinado assunto. O conteúdo de relevância te torna uma autoridade no assunto, o que é fundamental para o crescimento do seu negócio;

– Aumentar os resultados em longo prazo: um conteúdo bem escrito para o seu blog agrega valor, gera credibilidade, aproxima o consumidor e traz visitas, aumentando a visibilidade, trazendo um crescimento de tráfego escalável;

– Venda indireta: dentro do seu texto você pode utilizar artifícios como a linkagem interna, landing pages e botões que levam para a ação, os chamados Call to Action. Todos esses formatos facilitam a venda, mesmo que de forma indireta;

– Manter os clientes: quando uma pessoa se torna cliente da sua empresa, ela gosta de atenção. O blog é perfeito para isso. O conteúdo mantém a marca presente no dia a dia da pessoa. Muitas vezes o cliente está pensando em determinado produto ou serviço e lê um texto que soluciona as dúvidas dele, ele vai comprar um novo produto.

Métricas e técnicas de SEO relevantes para um bom ranqueamento de blog nos mecanismos de pesquisa?

O texto não deve ser apenas bom. É preciso seguir algumas métricas e técnicas de SEO.

O seu blog vai atrair mais pessoas com textos coesos, coerentes, leves, ilustrados e com temas relevantes para o seu público-alvo.

As técnicas de SEO também podem ajudar, simplificando a otimização das pesquisas. Para facilitar as buscas do seu blog, você pode:

– Invista em uma ou duas palavras-chave: não pareça artificial ou forçado. Ter uma ou duas palavras ajuda você a se manter focado. Isso faz partes das métricas de coesão e coerência. As palavras-chave de cauda longa são as mais indicadas, pois quem olha o site e pesquisa por esses termos, geralmente são mais qualificados;

– Repita as palavras-chave ao longo do texto: você precisa repetir essas palavras algumas vezes durante o texto. Os locais essenciais que essas palavras devem aparecer são: título, cabeçalhos e corpo, URL e meta-descrição;

– Tenha um blog responsivo: cada vez mais as pessoas acessam conteúdo pelos dispositivos móveis. E o Google exibe primeiro resultados de sites e blogs que são otimizados;

– Use links internos: criar links que levam para outras abas do seu site é um recurso interessante, pois mostra relevância do conteúdo e ajuda a manter os visitantes.

Gostou do texto? Veja como a Sermos pode te ajudar a alavancar o seu negócio com o marketing de conteúdo. Acesse o nosso site e contate-nos!

 

Leia mais: Sua empresa já usa marketing digital? Saiba como (e porque) deveria!

 

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