Porque a minha empresa precisa de uma cara?
Quando alguns clientes chegam aqui na Sermos e querem contratar o serviço de Assessoria Digital para as suas empresas, uma das maiores dúvidas, tanto para quem está começando quanto para quem já está no digital é: tenho que ter um perfil para a minha empresa separado do meu particular? Tenho que postar fotos da minha empresa no meu perfil pessoal? A minha empresa precisa estar em todas as redes sociais? Tenho que ter conteúdo igual ou diferente para todas as plataformas? E tantas outras…

Devido o crescimento do consumo digital e do over content (excesso de conteúdo), as empresas se perderam no meio disso tudo, querem fazer TUDO em TODAS as plataformas, muita das vezes com o investimento errado, sem conhecer a sua persona (cliente ideal), sem saber conversar com ele através do SAC, apenas pelo fato de ‘’ter que fazer porque todo mundo está fazendo’’. Como era mesmo aquela frase que sua mãe dizia sobre isso? Pois é, ela cabe muito bem aqui. E fazendo as ações sem o planejamento correto elas não funcionaram.

Por isso, vamos relembrar os passos básicos, o famoso arroz com feijão, para que a sua empresa reconquiste o seu cliente ou que você encontre os seus novos clientes.

As pessoas gostam de uma boa história
Quem não se lembra das histórias, que os nossos pais contavam quando éramos crianças e que ficou gravado na nossa memória? Todos nós gostamos de boas histórias! Elas marcam a nossa vida, podem mudar nossa percepção sobre determinados assuntos e não é atoa que o Youtube se tornou a segunda plataforma de busca depois do Google. As pessoas buscam forma de consumir mais rápida, mas querem saber sobre o que aquele Youtuber X pensa sobre Y assunto, ou o review dele sobre o novo lançamento e etc.
E foi contando histórias, dando o ponto de vista pessoal que surgiu uma geração ligada com Youtube e que a opinião deles é tão pertinente, que perde apenas para os familiares na hora da tomada de decisão.

Humanizar a marca
Boas histórias humanizam a sua marca. Todas as vezes que contamos alguma história, colocamos o nosso ponto de vista sobre ela, o que tomamos de lição e como aquilo nos mudou. Com as empresas isso não pode ser diferente. Mas como fazer isso?

  • Grave algum vídeo com você apresentando a sua empresa;
    Poste fotos da sua equipe;
    Se o dia a dia da sua empresa exige visitas externas, mostre essa rotina;
    Fale dos produtos e serviços que ela oferece de maneira mais pessoal, contando como que ele pode ajudar a resolver o problema do seu cliente.

Ninguém compra um produto ser conhecer quem está pro trás dele, por um simples motivo: pessoas consomem de pessoas. Um bom exemplo é a Apple, grande maioria dos cliente que consomem os produtos dessa marca não teriam dúvidas em comprar pelo site deles algum produto, mesmo não conhecendo os vendedores, já foi criado um vínculo com a marca, devido ao sucesso de um dos seus fundadores, o Steve Jobs.

Conhecem gostam e confiam
São esses três pilares que fazem as pessoas comprarem e criarem vínculos com a sua empresa. Por isso, é importante estabelecer esse laço com a sua persona. Ela pode não comprar ou contratar o serviço naquele momento, mas ela vai criar empatia por você e vai indicar os seus serviços caso alguém precise, mesmo sem te conhecer.
Esse processo se torna mais fácil quando a sua empresa tem ‘’uma cara’’, que o consumidor se sinta seguro de que tem pessoas ali que vão cuidar dele e do que ele precisa.
Você pode mesclar as postagem do perfil da sua empresa com fotos pessoais, desde que faça sentido ao seu business e agregue algo de valor a sua marca. Caso contrário é necessário ter contas separadas.
Sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais, esteja naquelas que façam sentido para o que tipo de serviço que você propõe e faça conteúdo diferenciado para eles.
Mas lembre-se, antes de tudo, é muito importante que seja feito um bom planejamento para entender quem é a sua persona, como abordá-la e como convertê-la.

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Comment
  1. Sandra Assumpção Artur

    Excelente texto! Obrigada por compartilhar!Conteúdo claro e muito útil, como sempre! Parabéns, Sermos!

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