O Instagram se tornou parte da vida de muitos brasileiros. Além do costume de rolar o feed para ver fotos e vídeos de amigos, o aplicativo também ganhou a funcionalidade dos stories, que virou febre no dia a dia das pessoas. Os dois formatos de conteúdo abrem a questão para as marcas: e aí, qual usar, feed ou stories?

Para te ajudar nós separamos algumas dicas. Confira!

Stories

Veja as principais vantagens que o formato em stories pode te oferecer:

 

Simplicidade

Observando os perfis dos influencers – e até mesmo de algumas marcas – é possível perceber que os stories são produzidos com uma certa simplicidade. Geralmente, utiliza-se a câmera frontal voltada para o rosto e investe-se no texto para dar dicas ou contar algo do dia a dia.

Economia de tempo

Como os stories não pedem necessariamente uma “superprodução” para a captação ou edição, é possível lançar alguns por dia sem gastar tanto tempo. É fundamental manter a preocupação com a qualidade, porém não se prenda ao mesmo formato e experimente o que a plataforma oferece.

Proximidade com o público

Por conta dessa simplicidade, o story parece uma ligação direta com o público. Assim, a estratégia pode ser usada para criar proximidade com os seguidores, ganhar a confiança e fazer parte da rotina deles, seja dando dicas úteis para o dia a dia ou seja mostrando os seus afazeres.

Diversidade de conteúdo

Você pode pensar em conteúdos como mostrar os bastidores da empresa, apresentar sua rotina ou dar dicas relevantes para os seguidores. Seja por texto ou seja por vídeo, o interessante é passar a mensagem.

Liberdade

Os stories “desaparecem” após 24 horas, o que traz uma carga menor de responsabilidade a cada post. Por ser algo mais despojado, pode te deixar mais tranquilo ao produzir. Porém, ainda é preciso tomar cuidado e deixar o discurso completamente aliado às propostas da marca!

 

Feed

Veja as principais vantagens que o uso do feed pode oferecer:

 

Construção da marca

As imagens do feed constroem as primeiras impressões que o cliente terá da sua página e do seu negócio. Por isso, é fundamental usar as publicações para atingir a persona e criar discursos identificáveis que vendam o seu produto ou serviço.

Organização

A disposição organizada das publicações oferece uma leitura mais clean da sua página. Assim, logo ao abrir o perfil, o seguidor já confere os principais serviços e produtos da marca, tudo de maneira clara e disposta harmonicamente.

Vídeos

Enquanto os stories contam com apenas alguns segundos, no feed você pode postar vídeos de até 1 minuto. A estratégia é interessante para atingir o público. Também é possível compartilhar publicações do IGTV e produzir conteúdos de até 15 minutos na plataforma.

Alcance

O feed pode alcançar um público bem maior do que o seu número de seguidores permite, principalmente se você souber utilizar as hashtags corretas. O próprio Instagram possui uma aba para “descobertas” em que os perfis podem encontrar publicações sobre os seus assuntos de interesse.

Engajamento

A participação dos seguidores nos stories fica restrita ao envio de mensagens, o que não é visto pelo público geral. Já as publicações do feed recebem os comentários e podem propiciar interações entre as pessoas e gerar discussões interessantes para a sua marca.

 

Dicas gerais

Veja algumas dicas importantes para criar uma boa estratégia de posicionamento do Instagram da sua marca:

 

Combine as ferramentas

Os usos de feed e stories podem se combinar para a criação da estratégia de conteúdo, utilizando as características de cada tipo e produzindo publicações relevantes para o público-alvo.

Conheça o público-alvo

Saiba exatamente o que seu público-alvo quer e precisa ver no Instagram! É fundamental olhar para os seus clientes e entender completamente como atingi-los e criar identificação.

Mantenha a qualidade

Independentemente do conteúdo, é necessário manter a qualidade de texto e imagem. Esteja sempre atento às regras de português e procure não criar nenhum tipo de discurso ofensivo para qualquer público.

 

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