copywriting

O copywriting é um conjunto de técnicas que visa otimizar a produção de textos para o trabalho publicitário, tendo o objetivo de aumentar o reconhecimento da marca ou divulgar os produtos, depende do objetivo principal! Então, para não transformar as redações em uma série de palavras jogadas, é preciso investir na criação de um copywriting realmente persuasivo que alcance as metas. E para te ajudar a chegar nesse ponto, nós separamos algumas dicas. Confira!

 

Entenda os objetivos

Antes de escrever qualquer coisa, o redator tem que entender as motivações por trás daquele texto, seja um post de blog, seja um anúncio ou seja o roteiro para um vídeo! Cada empresa tem a sua necessidade e cada formato de conteúdo tem suas características e particularidades. Por isso, antes de abrir qualquer editor, leia completamente o briefing e compreenda os objetivos da campanha, independentemente do formato que ela seguir.

 

Pesquise sobre os temas

Principalmente graças ao marketing digital, as empresas têm apostado na produção de conteúdos ricos para os clientes e potenciais leads para a marca. Nesse sentido, entram em cena os posts de blogs e os vídeos para o Youtube, por exemplo. Antes de qualquer coisa, é preciso que o redator compreenda o tema do discurso. Não é necessário ser um especialista em todo e qualquer assunto, mas sim aprender a estudar mais sobre a área de atuação da marca.

 

Busque referências de qualidade

Vai falar sobre gestão ambiental ou sobre vendas de roupas no varejo? Procure referências de qualidade! Leia artigos nacionais e internacionais, veja cases de outros anúncios e, se preciso for, invista em livros, gramáticas e cursos. O importante é, ao sentar-se para escrever, contar com uma sustentação teórica e prática que construa suas ideias e ofereça um conteúdo realmente rico para os leitores.

 

Faça o balanço entre vender e informar

O discurso publicitário de “compre o meu produto só porque ele é melhor” já não funciona mais. Títulos apelativos cheios de verbos no infinitivo já não são mais efetivos. O público, principalmente nas redes sociais, é contrário a propagandas clássicas e incisivas. As pessoas buscam conteúdos que informem, engajem ou emocionem! Por isso, é preciso aprender a entregar um texto rico que tenha sim o papel de vender, mas que também agregue algo à vida do seu cliente.

 

Esteja sempre aprendendo

As técnicas de copywriting estão totalmente relacionadas com o mundo em que vivemos e, dessa maneira, com as mudanças pelas quais ele passa com o tempo! Portanto, não adianta pensar que aprender a escrever agora vai funcionar por anos a fio. Cada vez alguém traz novas dicas e novas ideias e, assim, a escrita se torna algo muito fluido! Há épocas em que as pessoas querem ler mais, outras em que preferem textos mais curtos e incisivos; cabe ao redator ficar atento às novidades e aplica-las em suas produções.

 

Dica extra: acompanhe o blog das Sermos!

Estamos sempre trazendo dicas para te ajudar a se aventurar no mundo do marketing digital! Então continue acompanhando as nossas publicações e entenda mais sobre outros conteúdos, como:

 

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