seguidores no Instagram

Aumentar o números de seguidores no Instagram e vender mais; essa associação faz muita gente pensar na compra de followerspara melhorar os números da página. Porém, será que essa atitude é realmente efetiva para os seus negócios?

Seguidores no Instagram: Como funciona o engajamento?

Uma métrica muito importante para os donos de páginas nas redes sociais é o engajamento. Ele se refere ao número de comentários, curtidas, recomendações e compartilhamentos que seus perfis apresentam. O engajamento consegue medir não apenas quantas pessoas seguem sua página, mas quantos usuários se importam efetivamente com as suas publicações!

Pense em um uso corriqueiro do Instagram no dia a dia, você rola o feed e passa por um monte de publicações, não é mesmo? Quantas delas são realmente relevantes ao passo de você dar um like ou comentar? Com certeza bem menos do que você segue! Às vezes, acontece até de dar unfollow em algum perfil porque ele não mostrou nada de útil e você nem sabe o motivo de seguí-lo!

Pois bem, a compra de seguidores pode até trazer mais números de followers, mas não necessariamente aumentará as interações reais com as suas publicações, o que não traz grandes vantagens para a marca.

 

Seguidores no Instagram: A importância dos fãs e dos seguidores reais

Mais do que números, as empresas precisam buscar pessoas reais para seguirem suas páginas! É comum que esses serviços de compra de followers entregue até contas de gente que nem existe – criadas só para fazer volume – ou pessoas de outros países que não têm a mínima chance de interagirem com os seus produtos. E a pergunta que fica é: vale a pena atingir esse público?

Para ter sucesso e atingir o aumento de vendas pretendido, é necessário impactar pessoas de verdade, que moram próximo à sua empresa, que conhecem a cidade e que podem se deslocar para fazer a compra – mesmo que ela seja por meio de um e-commerce! Além do mais, os seguidores de verdade se engajam com os posts, marcam amigos e influenciam outros indivíduos.

 

Seguidores no Instagram: Possibilidade de penalização pelo Instagram

Do mesmo jeito que você quer ver a sua página bombando de likes e comentários, o Instagram também tem as mesmas aspirações! Afinal, o negócio da rede social é promover a interação, por isso que ela desenvolve os melhores mecanismos para isso. Logo, ao ver que seu perfil só acumular números, o Instagram pode supor que você está comprando seguidores e aplicar penalidades como suspensão da conta e redução do alcance das publicações – o que diminuirá consideravelmente o engajamento.

 

Mas então, o que fazer?

O investimento de dinheiro no Instagram não deve se concentrar na compra de seguidores, mas na compra de mídia! E como isso funciona? Com o impulsionamento de publicações! E esse processo segue alguns passos, como:

Definir a linha editorial da página

Independentemente do valor investido, a sua página precisa ter um discurso definido. Sobre o que você precisa falar? O que os seus clientes gostariam de ler e ouvir? Para responder essas perguntas, o time de marketing faz um trabalho apurado de mapeamento de interesses. Assim, é possível entender totalmente o público-alvo do seu negócio e direcionar as publicações para ele.

Definir o cronograma de postagens

Os posts do Instagram não devem ser escolhidos de hoje para amanhã! Na verdade, é fundamental criar um cronograma de postagens que planeje abarcar todos os assuntos indicados para o seu público. Assim, você consegue apresentar uma periodicidade para os seus seguidores, motivando-os a continuarem a acompanhar a página – visto que ela entrega conteúdos relevantes para a vida deles.

Impulsionar as publicações

O Instagram – e outras redes sociais como o Facebook – seguem um apurado sistema de algoritmos para mostrar as publicações para os usuários. Já percebeu que quanto mais você curte os posts de uma página, mais ela aparece no seu feed? Pois é, isso acontece pela questão da relevância! Lembra aquela história de que o Instagram quer que você veja o que gosta? Então, conforme você mostra interesse naquele assunto, a rede social vai te apresentando conteúdos próximos.

O Instagram faz toda essa gestão do conteúdo porque caso o contrário seria impossível mostrar tudo para todo mundo! Isso tornaria o volume de informações gigantesco, nada útil para a plataforma. Portanto, é normal que ele mostre as publicações para uma parcela dos seguidores. Ao impulsionar as publicações, você consegue atingir mais gente por meio de posts patrocinados, que irão variar o alcance de acordo com os valores pagos.

 

Portanto, a opinião final é que não vale a pena comprar seguidores! O melhor é investir numa gestão de redes sociais eficiente que ofereça conteúdos realmente relevantes para as pessoas e conquiste números orgânicos e realistas.

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