prova social

Prova social é a reunião de dados que comprovam a satisfação do cliente em relação ao produto adquirido. Essa técnica ajuda na divulgação e no pré-julgamento de potenciais consumidores da sua marca.A modalidade se baseia no efeito de adesão, mais conhecido como bandwagon que explica como fatores externos interferem na compra de produtos e serviços.

Muito além de seguir tendências, buscar conforto ou atender à uma necessidade, o consumo é pautado na experiência de outros usuários. Com a era dos influenciadores digitais, as provas sociais tornaram-se ainda mais notáveis e utilizadas.Vivemos em tempos em que opiniões também são consumíveis, criando um processo de compra muito fundamentado por indicações, seja de amigos, seja de famosos. 

Porém, é importante ressaltar que para esses depoimentos ocorrerem de forma natural e contínua, um bom relacionamento com seus clientes deve ser mantido. Oferecer produtos de qualidade é importante, mas o atendimento e, principalmente, o trabalho de pós-venda fazem toda a diferença. Por isso, separamos benefícios que a coleta de prova social oferece. Confira! 

Benefícios da prova social

A prática da prova social é algo comum que ocorre no marketing digital, um forma que as empresas encontram para conquistar um número maior de clientes e aumentar a boa reputação da empresa. Porém, esse não é o único benefício, confira a seguir outras vantagens que a prova social oferece. 

Ranqueamento orgânico

Com a implementação da prova social, a empresa começará a conquistar mais clientes de forma orgânica, sem a necessidade de um investimento no tráfego do negócio. Desta forma, o lucro será maior e a verba para outros investimentos, também.

Aceitação

Os pontos positivos aparecem quando o nível de aceitação dos clientes aumenta. Provas de que sua empresa está oferecendo bons resultados ao consumidor vêm através de comentários, curtidas, compartilhamento e, principalmente, do boca-a-boca e das indicações; o que faz toda a diferença! 

Identificação com a marca

Quando a identificação com a marca existe,a transparência entre empresa e cliente passa a ser melhor e gerar mais resultados. Com esse entendimento, o empreendedorismo passa a ser uma atividade mais saudável, pois gestores não sentem a necessidade de atuar com base apenas na prestação de um serviço, mas sim na criação de experiências. 

Referência

Quando as ações de prova social são realizadas em conjunto, as chances do seu negócio servir como referência e aumentar a boa reputação da empresa crescerem são grandes. Saiba que,quanto mais indicações você recebe, mais seus produtos são difundidos na sociedade. 

 

Tipos de prova social

Dentre as possibilidades de prova social. alguns pontos específicos merecem destaque, pois são eles que auxiliam na identificação e na divulgação dos benefícios dos produtos ou serviços apontados por suas personas. Confira alguns desses tipos: 

Comentários

Esses comentários aparecem no final da página de um artigo, local destinado a opinião dos leitores. Para permitir que sejam realizados, basta habilitar a função em seu blog ou site. Não se esqueça de ler o conteúdo regularmente! Procure não apagar as falas negativas, ao menos que tenha algo ofensivo. 

Feedbacks dos clientes

Feedbacks são valiosas provas sociais, principalmente para quem vende um serviço, pois o atendimento continua após a aquisição. Depoimentos podem ser realizados através de comentários nas redes sociais ou em vídeos. 

Verificação do perfil

O selo de conta verificada nas redes sociais é uma prova a mais de que o conteúdo, serviço ou produto disponibilizado é algo de confiança, demonstrando a seriedade e o compromisso  da sua empresa. 

Número de visitantes e seguidores

Por fim, mas não menos importante, o número de seguidores e visitantes da sua página passa a ser um atrativo, pois índices altos impressionam e ajudam o seu negócio a se solidificar no mercado. Porém, esses números não podem ser “forçados”, como já trabalhamos no post seguidores no Instagram: vale a pena comprar?

Pronto, agora você já sabe o que é a prova social e como ela pode ajudar a sua empresa a se destacar em meio a concorrência! 

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